SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Controlled hydration of jatropha seedsRuminal kinetics of the fibrous fraction of ruminant roughages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

OLIVEIRA, Fabiano Luiz de et al. Influência das variações climáticas na atividade de vôo das abelhas jandairas Melipona subnitida Ducke (Meliponinae). Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.3, pp. 598-603. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000300024.

O objetivo deste trabalho foi obter informações sobre a influência das variações climáticas na atividade de vôo da abelha Jandaíra, M. subnitida Ducke. A pesquisa foi conduzida no ano de 2006 no meliponário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, RN, durante os meses de março a junho (período chuvoso) e setembro a dezembro (período seco). Para realização do experimento foram utilizadas cinco colônias de M. subnitida Ducke, nas quais se observou, a cada quinze dias, das 5 às 18h o fluxo de abelhas saindo e entrando e o tipo de material que estas transportavam. As informações coletadas na entrada das colônias foram correlacionadas com dados climáticos, temperatura, umidade relativa do ar, irradiação solar e velocidade do vento, coletados por meio de estação meteorológica automática no momento das avaliações. A ação conjunta das variações climáticas influenciaram na atividade de vôo de M. subnitida, destacando-se a influencia da temperatura, umidade relativa do ar e irradiação solar. A velocidade do vento atuou apenas compensando os demais fatores meteorológicos. As atividades externas da abelha jandaira se concentram pela manhã, tanto no período chuvoso de março a junho, quanto no período seco de setembro a dezembro. As cargas coletadas em maior quantidade durante as atividades de forrageamento da jandaira nos dois períodos foram néctar, água e pólen. Desta maneira, a pratica de manejo dos cortiços na região é indicada ao final da tarde, quando as atividades externas das abelhas estão cessando.

Keywords : Abelha; Comportamento; Condições climáticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese