SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Macronutrient accumulation in the soybean influenced by prior cultivation of Marandu grass and soil remediation and compactionEfficiency of Trichoderma sp isolates on the control of soil-borne pathogens in the yellow melon índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Ciência Agronômica

versión On-line ISSN 1806-6690

Resumen

VIEIRA, Juliana Matos; ROMERO, Ricardo Espíndola; FERREIRA, Tiago Osório  y  ASSIS JUNIOR, Raimundo Nonato de. Contribuição de material amorfo na gênese de horizontes coesos em Argissolos dos Tabuleiros Costeiros do Ceará. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.4, pp. 623-632. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000400002.

Os Tabuleiros Costeiros, com ocorrência nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, apresentam solos com horizontes coesos, os quais podem ocasionar impedimentos físicos à penetração das raízes e à dinâmica da água. No entanto, a gênese desses horizontes ainda é muito questionada. Desta forma, objetivou-se avaliar a influência do material amorfo na coesão desses solos, estudando-se uma topossequência no município de Trairi - CE. Foram descritos e caracterizados (física e quimicamente) três perfis de solos com caráter coeso (P2; P3 e P4) e um perfil (P1) não coeso. Para a avaliação do efeito do material amorfo na coesão dos solos, foram utilizadas amostras dos horizontes Bt1 dos 4 perfis, com e sem extração de material amorfo. Três ciclos de umedecimento e secagem foram aplicados nas amostras e, em seguida, a resistência à penetração (RP) foi determinada. Com base nos resultados, os solos foram enquadrados, taxonomicamente, nas subordens dos Argissolos Amarelos (P1; P2 e P3) e Acinzentados (P4). A maior expressão do caráter coeso foi encontrada em P4, situado na posição mais baixa da paisagem, sugerindo a influência do relevo na intensificação do caráter coeso. Apesar dos baixos teores de argila e de destorroamento, os solos retomaram uma alta RP após apenas três ciclos de umedecimento e secagem. Após a extração de material amorfo, os horizontes coesos dos perfis P2 e P4 apresentaram uma significativa redução da resistência à penetração, indicando que estes compostos atuam na gênese de horizontes coesos.

Palabras llave : caráter coeso; compostos amorfos; pedogênese.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués