SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Heavy metals concentration in tree species used for revegetation of contaminated areaOrganic carbon and aggregation in a oxisol in mechanized harvesting of sugarcane author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

CARNEIRO, Romero Francisco Vieira et al. Fungos micorrízicos arbusculares como indicadores da recuperação de áreas degradadas no nordeste do Brasil. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.4, pp. 648-657. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000400005.

Avaliaram-se atributos dos fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) na região sob desertificação de Gilbués, PI, Brasil, objetivando monitorar áreas sob diferentes níveis de degradação e recuperação do solo. Amostras de solo foram coletadas na camada de 0-0,2 m, durante o período seco de 2009 em quatro áreas pertencentes a um Argissolo, visualmente definidas como: REC - área em recuperação por contenção da erosão e plantio de gramíneas e leguminosas exóticas; DEG- área altamente degradada; IDEG - área moderadamente degradada; MN - área de vegetação nativa. Foram analisados a colonização radicular, o número mais provável de propágulos infectivos (NMP), índices de diversidade (Shannon-Wiener, diversidade e dominância de Simpson, equitabilidade de Pielou e Margalef) e os atributos químicos do solo pH, H+Al, fósforo e matéria orgânica, usados como variáveis explicativas da variabilidade de atributos dos FMAs por meio de análises multivariadas. A colonização radicular e o NMP de propágulos foram superiores em REC. Os índices de Shannon-Wiener, dominância de Simpson e Margalef foram menores na área DEG, demonstrando serem bons indicadores de alterações na comunidade de FMAs em áreas degradadas. Pela análise de agrupamento hierárquico, a área DEG teve maior dissimilaridade em relação às demais. Pela análise por componentes principais, os índices de Shannon-Wiener, Margalef, de Simpson, a dominância de Simpson e os teores de fósforo foram os parâmetros que mais explicaram a variância total.

Keywords : desertificação-controle; micorriza; solos-degradação; qualidade do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese