SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Organic carbon and aggregation in a oxisol in mechanized harvesting of sugarcaneDry matter loss in corn grains stored in airtight bags author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

VALENTE, Domingos Sárvio Magalhães et al. LINSEC: programa computacional para modelagem e simulação de sistemas de secagem de grãos. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.4, pp. 664-673. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000400007.

Tendo em vista a importância dos modelos matemáticos no desenvolvimento e análise de sistemas de secagem, além do conhecimento e necessidade de desenvolver interfaces de modo a aprimorar a acessibilidade e uso destes modelos, este trabalho visou: a) implementar o modelo de Thompson de modo a simular a secagem de grãos a altas temperaturas; b) desenvolver uma linguagem apropriada para gerar sistemas de secagem; e c) desenvolver uma interface gráfica com o objetivo de facilitar o entendimento do usuário, utilizando-se a linguagem Visual Basic 6.0. O programa computacional LINSEC, demonstrou uma alta efetividade na simulação de secagem, fornecendo valores próximos à realidade. É flexível e de fácil utilização pelo usuário durante a simulação para diferentes tipos de secadores.

Keywords : secadores de grãos; modelos matemáticos; modelo de Thompson.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English