SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Organic carbon and aggregation in a oxisol in mechanized harvesting of sugarcaneDry matter loss in corn grains stored in airtight bags índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Ciência Agronômica

versión On-line ISSN 1806-6690

Resumen

VALENTE, Domingos Sárvio Magalhães et al. LINSEC: programa computacional para modelagem e simulação de sistemas de secagem de grãos. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.4, pp. 664-673. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000400007.

Tendo em vista a importância dos modelos matemáticos no desenvolvimento e análise de sistemas de secagem, além do conhecimento e necessidade de desenvolver interfaces de modo a aprimorar a acessibilidade e uso destes modelos, este trabalho visou: a) implementar o modelo de Thompson de modo a simular a secagem de grãos a altas temperaturas; b) desenvolver uma linguagem apropriada para gerar sistemas de secagem; e c) desenvolver uma interface gráfica com o objetivo de facilitar o entendimento do usuário, utilizando-se a linguagem Visual Basic 6.0. O programa computacional LINSEC, demonstrou uma alta efetividade na simulação de secagem, fornecendo valores próximos à realidade. É flexível e de fácil utilização pelo usuário durante a simulação para diferentes tipos de secadores.

Palabras llave : secadores de grãos; modelos matemáticos; modelo de Thompson.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés