SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Phenotypic variability and genetic diversity in sweet potato clones in the state of TocantinsInfluence of different compositions of substrates on the vegetative propagation of Gypsophila along the Ceará coastline author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

DALKANI, Mahdieh; HASSANI, Abbas  and  DARVISHZADEH, Reza. Determinação da variação genética em populações de Ajowan (Carum Copticum L.) usando técnicas estatísticas multivariadas. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.4, pp. 698-705. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000400011.

O experimento foi conduzido na Universidade de Urmia para avaliar a diversidade genética em populações iranianas de Ajowan, baseada em características agro-morfológicas. Dez populações, coletadas em diferentes regiões, foram avaliadas num delineamento inteiramente casualizado, com oito a dez repetições. Foram avaliadas várias características agro-morfológicas, como o diâmetro do caule, altura da planta, número de ramos, número de folhas e folíolos, número de umbelas, número de umbelas em uma inflorescência, número de flores por umbelas e inflorescência, comprimento da folha, média distância internodal, peso seco da parte aérea, peso de cem sementes, número de sementes, rendimento biológico, rendimento por planta única, duração do período de maturação e índice de colheita,. Entre as características estudadas, um coeficiente de variação alto foi observado para o número de sementes (197,58), rendimento por planta única (57,56) e peso seco da parte aérea (56,28). As herdabilidades de sentido amplo, para todas as características estudadas, foram de moderadas a altas, e variaram de 0,41a 91%, com excepção do número de ramos e das características de comprimento e período de maturação, que teve baixa herdabilidade de sentido amplo. A análise de agrupamento, utilizando o método de Ward, classificou as dez populações de Ajowan em quatro grupos. A análise do componente principal, usando 18 características agro-morfológicas indicou que os primeiros dois componentes principais (PCs), com valores próprios de mais que um, representaram 74,5% da variância total. Os resultados da PCA foram consistentes com os da análise de agrupamento. O presente estudo demonstra que as populações Ajowan do Irã apresentaram uma diversidade de características agro-morfológicas considerável, e que são úteis no manejo de germoplasma e em programas de melhoramento.

Keywords : ajowan; diversidade genética; herdabilidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English