SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Influence of different compositions of substrates on the vegetative propagation of Gypsophila along the Ceará coastlinePhysiological and biochemistry changes in seeds of rice subjected to heat stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

CUNHA NETO, Jonas et al. Caracterização agronômica e potencial antioxidante de frutos de clones de aceroleira. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2012, vol.43, n.4, pp. 713-721. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902012000400013.

A acerola é um fruto tropical de grande potencial agronômico e nutricional. A propagação vegetativa da aceroleira é uma vantagem para a obtenção e seleção rápida de clones superiores. Com o objetivo de avaliar clones de aceroleira quanto às características agronômicas e a capacidade antioxidante dos frutos, um experimento foi instalado em blocos ao acaso com 25 tratamentos, três repetições e três plantas por parcela, no Campo Experimental de Paraipaba, CE. Durante três anos, foram avaliados: altura da planta, diâmetro de copa, produção e como parâmetros pós-colheita dos frutos, os antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos. Pelos resultados obtidos, conclui-se que o padrão de crescimento em altura apresentado pelos clones é resultado da seleção conduzida entre e dentre as progênies por dois ciclos. Dentre todos os materiais estudados, os 23/2(3), 79/10(9) e 26/5(4) apresentam boas produtividades e conteúdos de vitamina C e demonstram ter um potencial para a indústria de extração de vitamina C, enquanto, o material 20/4(8) possui boa produtividade e bom desenvolvimento vegetativo, portanto um bom potencial para a produção voltada para o consumo in natura.

Keywords : acerola; frutos; melhoramento genético; vitamina c; enzimas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese