SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Irrigation strategies with saline water in castor oil plantUsing "ISAREG" on irrigation management in watermelon cultivation in the Baixo Acaraú, Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

SILVEIRA, João Cleber Modernel da et al. Demanda energética de uma semeadora-adubadora em diferentes velocidades de deslocamento e rotações do motor. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2013, vol.44, n.1, pp. 44-52. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902013000100006.

A velocidade de operação do trator influencia diversos aspectos, entre eles o consumo de combustível, a capacidade operacional e a qualidade de semeadura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a demanda energética de um conjunto trator-semeadora-adubadora em sistema plantio direto, em função das velocidades de deslocamento e rotações no eixo do motor, na semeadura da cultura do milho. Os 12 tratamentos foram constituídos de quatro velocidades de deslocamento, obtidas em função dos escalonamentos de marchas e de três rotações do motor do trator. Durante a semeadura, monitoraram-se a velocidade de operação, a rotação do motor, a força de tração e o consumo horário de combustível. Os resultados mostraram que o requerimento de potência na barra de tração, média, por linha de semeadura, por profundidade do sulco e por área mobilizada aumentou com o aumento da velocidade de operação do conjunto mecanizado. O consumo horário de combustível foi elevado com o aumento da velocidade de operação e da rotação do motor, sendo menor na rotação do motor de 1.500 rpm.

Keywords : Desempenho operacional; Mecanização; Plantio direto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese