SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Gas exchange in sunflower plants subjected to water deficit at different stages of growthKinetic drying of cupuaçu pulp (Theobroma grandiflorum) pre-dehydrated by immersion-impregnation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

MELO, Rafaela Paula et al. Qualidade na distribuição de sementes de milho em semeadoras em um solo cearense. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2013, vol.44, n.1, pp. 94-101. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902013000100012.

As semeadoras são de grande importância para o sucesso no estabelecimento de uma cultura, por isso é necessário o uso correto dos equipamentos agrícolas para que haja o aumento da produtividade. Poucos são os estudos nos solos do sub-úmido cearense quanto ao uso adequado dessas máquinas, daí a importância de se realizar pesquisas nestes solos para a melhoria durante o processo de semeadura. O trabalho foi realizado na área experimental de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici. A distribuição longitudinal foi feita em uma área com 50 m, as velocidades avaliadas no experimento foram de 4 e 7 km h-1. O delineamento experimental utilizado foi o completamente aleatório. Utilizou-se o coeficiente de simetria e curtose para verificar a normalidade dos dados, em seguida fez-se a análise de variância para médias que apresentaram normalidade, já quando os dados não se apresentavam normais utilizou-se a média móvel exponencialmente ponderada. A análise estatística foi feita através do programa SISVAR a 5% de significância. O trabalho teve por objetivo avaliar a distribuição longitudinal de sementes de uma semeadora mecânica e uma semeadora pneumática em um solo do sub-úmido cearense.

Keywords : Controle de Qualidade; Semeadora-Adubadora; Solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese