SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Selectivity of herbicides applied to pre-emergent cotton cropsUse of molecular markers RAPD, and ESTs SSR to study genetic variability in sugarcane author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

DIAMANTE, Marla Silvia et al. Produção e resistência ao pendoamento de alfaces tipo lisa cultivadas sob diferentes ambientes. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2013, vol.44, n.1, pp. 133-140. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902013000100017.

Com o objetivo de indicar qual ambiente, telado ou campo aberto, fornece melhores condições para a produção e maior resistência ao pendoamento de diferentes cultivares de alface lisa, para as condições climáticas de Cáceres-MT, desenvolveu-se esse trabalho no período de fevereiro a abril de 2011. Foram avaliados vinte tratamentos, empregando o delineamento experimental em blocos casualizados em esquema fatorial 5 x 4, sendo cinco ambientes de cultivo (telas de sombreamento 30 e 50%, telas termo-refletoras 30 e 50% e campo aberto) e quatro cultivares de alface tipo lisa (Elisa, Elizabeth, Regiane e Regina), com quatro repetições. A colheita foi realizada aos 30 dias após o transplante. As cultivares de alface lisa mais produtivas foram Regiane, que obteve maior número de folhas e Regina com menor comprimento de caule. Os ambientes de cultivo que aumentaram a resistência ao pendoamento da alface foram as tela de sombreamento e termorefletora 50%. As cultivares não apresentaram diferenças significativas entre si quanto à resistência ao pendoamento.

Keywords : Lactuca sativa L; Cultivo protegido; Florescimento; Tela de sombreamento; Tela termorefletora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese