SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Genetic diversity and coefficient of kinship among potential genitors for obtaining cultivars of energy cane1Absorption kinetics and nitrogen fractions in rice as an expression of the OsDof26 transcription factor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

CAIXETA, Débora Santos et al. Seleção precoce e indireta para eficiência no uso de nitrogênio em milho. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.2, pp.369-378. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20150016.

Vários trabalhos de avaliação de eficiência no uso de nitrogênio (EUN) já foram feitos utilizando estádios precoces. Contudo, não há relatos científicos sobre o estádio ideal e, neste, quais caracteres que apresentam maior correlação com a EUN. Assim, o objetivo foi identificar os estádios fenológicos e os caracteres secundários que maximizam a acurácia na seleção precoce e indireta para a EUN em milho. Para isso, foram avaliadas três linhagens endogâmicas de milho em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições, em esquema fatorial triplo (linhagens x níveis de N x estádio fenológico), em duas doses contrastantes de nitrogênio - baixo e alto nitrogênio. As plantas foram avaliadas em cinco estádios fenológicos sendo eles: nove (V9) e 14 folhas completamente desenvolvidas (V14), pendoamento (VT), florescimento (R1) e maturidade fisiológica (R6). Foram avaliados os caracteres: eficiência na utilização, na absorção, no uso e na translocação de nitrogênio, atividade da nitrato redutase e da glutamina sintetase, comprimento de raiz lateral e axial, área de raiz específica, teor de clorofila, número de folhas, altura de planta, diâmetro de colmo, teor de fósforo e potássio. Considerando os ganhos diretos e indiretos estimados, conclui-se que as atividades da glutamina sintetase, nos estádios V9 e V14, permitem a seleção precoce e indireta para eficiência no uso de nitrogênio em milho, nas condições de baixa e alta disponibilidade de N, respectivamente.

Keywords : Zea mays; Análise de trilha; Estresse abiótico; Melhoramento vegetal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )