SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Seleção precoce e indireta para eficiência no uso de nitrogênio em milhoConsórcio de mandioca com feijão-caupi cultivados na savana de Roraima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

FERREIRA, Leandro Martins et al. Cinética de absorção e frações nitrogenadas em arroz expressando o fator de transcrição OsDof261. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.2, pp.379-387. ISSN 1806-6690.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20150017.

Fatores de transcrição Dof podem atuar como ativadores ou repressores transcricionais envolvidos em diversos processos biológicos exclusivos de vegetais, no entanto muitas de suas funções fisiológicas ainda não foram elucidadas. Neste trabalho, plantas de arroz (Oryza sativa L.) expressando o fator de transcrição OsDof26 mostraram alterações na cinética de absorção e metabolismo de nitrogênio (N) quando submetidas aos tratamentos de 0,2 e 2,0 mM de amônio (NH4+) ou nitrato (NO3-) em solução nutritiva. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições, em esquema fatorial 2 × 2 × 2, duas plantas (plantas de arroz não transformadas e uma linhagem de arroz expressando o OsDof26, a L24, duas fontes de N (NO3- e NH4+) e duas doses (0,2 e 2,0 mM). Aos 17 dias após a germinação (DAG) foram aplicados os tratamentos e procedeu-se a coleta da solução nutritiva em intervalos de 30 minutos até as 48 horas, afim de estimar os parâmetros cinéticos de absorção de N (Vmax, Km e Cmín). Aos 19 DAG, obteve-se a massa fresca total, sendo parte desse material armazenado para determinação das frações nitrogenadas e açúcares solúveis. A L24 apresentou menor crescimento da parte aérea e raiz em todos os tratamentos analisados quando comparada com a planta não transformada (WT - wild type). e menores teores de NO3-, NH4+ e N-amino, afetando assim o metabolismo de N nas plantas transformadas.

Palavras-chave : Oryza sativa L.; Frações nitrogenadas; Açúcares solúveis; Cinética de absorção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )