SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Population density and its effect on productivity in the castor bean BRS Energy under irrigated cultivationGenetic variability in early-cycle erect cowpea analysed with RAPD and ISSR markers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

MIRANDA, Cíntia Alvarenga Santos Fraga et al. Caracterização química e potencial alelopático de óleos essenciais de folhas e rizomas da planta "lírio-do-brejo". Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.3, pp.555-562. ISSN 1806-6690.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20150038.

Os óleos essenciais apresentam potencial para serem empregados como bioherbicidas, possuindo vantagens em função da sua biodegradabilidade, elevada diversidade estrutural e reduzida resistência natural às plantas daninhas. Os óleos essenciais das folhas e dos rizomas de Hedychium coronarium, planta invasora exótica adaptada a diferentes regiões do Brasil, foram extraídos por hidrodestilação e caracterizados quimicamente por Cromatografia Gás-Líquido e Cromatografia Gás-Líquido/Espectrometria de Massas. As atividades alelopáticas foram determinadas pelas metodologias que avaliam os efeitos voláteis e o contato direto dos mesmos sobre a germinação de sementes e vigor de plântulas de alface. Os constituintes majoritários do óleo essencial das folhas foram o β-pineno (46,9%), o α-pineno (19,2%) e o β-cariofileno (13,2%) e o dos rizomas, o β-pineno (41,5%), o 1,8-cineol (23,6%) e o α-pineno (13,1%). Analisando os efeitos voláteis dos óleos essenciais, observou-se que o aumento das concentrações dos mesmos não alterou a primeira contagem de plântulas germinadas e a germinação total. Em relação ao IVG, à massa seca e ao comprimento das partes radiculares e aéreas das plântulas, o óleo essencial dos rizomas foi mais efetivo que o óleo essencial das folhas nas reduções da resposta das variáveis. Ao avaliar o efeito do contato direto dos óleos essenciais observou-se que ambos reduziram a resposta de todas as variáveis avaliadas e que, adicionalmente, o óleo dos rizomas provocou reduções superiores à do óleo das folhas em todas as variáveis. Estes resultados podem ser atribuídos ao maior conteúdo monoterpênico presente no óleo essencial dos rizomas, destacando-se a presença do 1,8-cineol.

Keywords : Óleos voláteis; Hedychium coronarium; Alelopatia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )