SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Variabilidade genética de feijão-caupi de porte ereto e ciclo precoce analisada por marcadores RAPD e ISSRPropagação in vitro e aclimatização de Lippia rotundifolia, uma espécie endêmica dos Campos Rupestres Brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

CAMELO, Gessimar Nunes et al. Aplicação de molibdênio ao feijoeiro em semeadura direta junto com herbicida dessecante. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.3, pp.573-581. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20150040.

A aplicação de micronutrientes juntamente com herbicidas em dessecação de plantas pode garantir o suprimento adequado desses nutrientes, com diminuição nos custos de produção no sistema de semeadura direta (SSD). Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de doses de molibdênio (Mo), aplicado em operação de dessecação, junto ao glifosato, sobre a palhada de braquiária (Brachiaria brizantha), e isolado, por via foliar, em feijoeiro (cultivar Ouro Vermelho) cultivado no SSD. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, no esquema de parcelas subdivididas. Nas parcelas, foram aplicadas doses de Mo (0; 0,1; 0,2; 0,4 e 0,8 kg ha-1), juntamente com herbicida dessecante (Glifosato) e, nas subparcelas, duas doses de Mo (0 e 100 g ha-1), por via foliar. Foram realizados dois experimentos no município de Coimbra, Estado de Minas Gerais, um no ano de 2009 e outro em 2010 (em 2008, os mesmos tratamentos haviam sido aplicados na área experimental). A adubação foliar foi feita com molibdato de sódio ((Na2MoO4) (39% de Mo)), no estádio V4 do feijoeiro. A aplicação do Mo, tanto na mistura com o dessecante como por via foliar, não causou efeito significativo sobre os componentes de produção e sobre a produtividade. Os teores de Mo e N nos grãos e de N nas folhas aumentaram com a aplicação do Mo, tanto em mistura com o dessecante como por via foliar.

Palavras-chave : Brachiaria brizantha; Herbicida dissecante; Nitrogênio; Phaseolus vulgaris L..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )