SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Espectroscopia VIS-NIR-SWIR na avaliação de solos ao longo de uma topossequência em Piracicaba (SP)Práticas agrícolas no cultivo da mandioca e suas relações com o escoamento superficial, perdas de solo e água índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

AZEVEDO, Wagner Santos Lima et al. Adubação orgânica e utilização da cobertura morta na produção do feijão caupi em condições semiáridas. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.4, pp.689-696. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20150055.

A redução na produção das culturas, observada em condições semiáridas, está intimamente associada à degradação dos solos em seus aspectos físicos, microbiológicos e de fertilidade. Alicerçado nesta premissa, buscou-se com o presente trabalho estudar os efeitos de diferentes tipos de adubação de origem orgânica associadas à utilização de cobertura morta na produção do feijão caupi, cultivado no semiárido paraibano. A pesquisa foi desenvolvida em condições de campo, no município de Casserengue, PB, no período de abril a julho de 2010. Foi utilizado delineamento estatístico em blocos ao acaso, com cinco tratamentos e cinco repetições, totalizando 25 unidades experimentais. Os tratamentos consistiram na aplicação do esterco bovino ou do biofertilizante na presença ou ausência de cobertura morta, além de um tratamento testemunha, sem adubação e sem cobertura morta. Verificou-se que as plantas de feijão caupi cultivadas sob a interação entre o esterco bovino e a cobertura morta apresentaram maiores índices de produção de fitomassa e de grãos.

Palavras-chave : Semiárido Brasileiro; Esterco Bovino; Biofertilizante.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )