SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Efeitos da redução de açúcar nas características estruturais de bolos tipo esponjaDiversidade genética em duas espécies de Caricáceas e suas relações genéticas com Carica papaya L. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

VILELA, Guilherme Barbosa; PEGORARO, Rodinei Facco  e  MAIA, Victor Martins. Predição de produção do abacaxizeiro 'Vitória' por meio de características fitotécnicas e nutricionais. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.4, pp.724-732. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20150059.

A obtenção de correlações adequadas entre características fitotécnicas, como massa de folha 'D' e diâmetro do talo com produção do abacaxizeiro podem predizer com exatidão o período adequado para indução floral e obtenção de máxima produtividade. Tais informações ainda são consideradas escassas para a cultivar 'Vitória'. Neste sentido, objetivou-se com este estudo correlacionar e relacionar características fitotécnicas e nutricionais com a produção do abacaxizeiro 'Vitória' irrigado na região Norte do Estado de Minas Gerais. Para tanto, foram coletadas, aleatoriamente, 75 plantas durante o período de indução floral de lavoura irrigada com pivô central. Após a coleta, as partes das plantas foram compartimentalizadas em folhas D, folhas totais, talo, fruto e raízes para estimativa da massa da matéria fresca e seca. Além destes, foram estimados o diâmetro do talo, comprimento da folha D, teor de macronutrientes e micronutrientes na folha D e índice de colheita. Por meio da análise de variância observou-se correlação significativa entre a maioria das características e a produção de frutos, destacando-se as maiores correlações positivas entre a massa da matéria fresca e seca da folha D (fresca r = 0,82; seca r = 0,84), diâmetro do talo (r = 0,82) e diâmetro do fruto (r = 0,93) com a massa dos frutos. Para obtenção da massa do fruto igual ou superior a 1,2 kg planta-1 sugeriu-se a indução floral de plantas de abacaxizeiro 'Vitória' com massa mínima de 70 g de matéria fresca de folha D ou de plantas com diâmetro do talo mínimo de 8,5 cm.

Palavras-chave : Diâmetro do talo; Massa do fruto; Massa da folha D; Teor de nutrientes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )