SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Predição de produção do abacaxizeiro 'Vitória' por meio de características fitotécnicas e nutricionaisModelo alométrico para estimativa da área foliar de variedades clonais de café (Coffea canephora) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

DAMASCENO JUNIOR, Pedro Corrêa et al. Diversidade genética em duas espécies de Caricáceas e suas relações genéticas com Carica papaya L. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.4, pp.733-739. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20150060.

As espécies Vasconcellea monoica e Jacaratia spinosa são germoplasmas silvestres pertencentes à família Caricaceae e são úteis em programas de melhoramento da espécie cultivada Carica papaya. O objetivo no presente trabalho foi estudar as relações genéticas entre as três espécies, e conhecer a diversidade genética dentro das espécies silvestres, via marcadores RAPD. Os acessos pertencentes à Coleção de Germoplasmas de Caricáceas do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da UENF foram coletados em dois diferentes Estados da Federação, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e genotipados, utilizando-se marcadores RAPD. Os resultados indicaram que as espécies silvestres apresentaram-se relativamente distantes geneticamente da espécie cultivada, e também muito distantes entre si. Tal fato pode sugerir que haja muita dificuldade na obtenção de híbridos interespecíficos entre tais espécies. As estimativas de diversidade aqui obtidas indicaram que a espécie J. spinosa foi superior à da espécie V. monoica. Os resultados obtidos demonstraram baixa variabilidade genética entre os acessos por espécie aqui analisados, indicando que é imprescindível a inserção de novos materiais genéticos na Coleção de Germoplasma de Caricáceas da UENF.

Palavras-chave : Vasconcellea monoica; Jacaratia spinosa; Marcadores RAPD; Germoplasmas; Melhoramento genético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )