SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Número de explantes, meio de cultura e fotoperíodo na micropropagação de abacaxizeiro ornamentalQualidade do pimentão sob manejos de fertirrigação e diferentes níveis de nitrogênio e potássio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

FERREIRA, Gilberto Alves; OLIVEIRA, Paulo Sérgio Rabello de; ALVES, Sérgio José  e  COSTA, Antonio Carlos Torres da. Produtividade da soja sob alturas de pastejo de Brachiaria ruziziensis em sistema de integração lavoura-pecuária. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.4, pp.755-763. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20150063.

Objetivou-se avaliar os efeitos da altura de pastejo de Brachiaria ruziziensis na produção de palha, estabelecimento e rendimento de grãos da cultura da soja, em sistema de integração lavoura-pecuária, em Latossolo Vermelho distrófico típico, na Fazenda Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Xambrê-PR. O estudo foi realizado entre setembro de 2010 e abril de 2012. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, em parcelas subdivididas no tempo, com cinco tratamentos e três repetições. Foram determinadas a massa de matéria seca da parte aérea de Brachiaria ruziziensis, massa de matéria seca de resíduo vegetal e massa de matéria seca total (massa da parte aérea de braquiária + massa de resíduo vegetal) e as variáveis relacionadas ao rendimento da cultura da soja (número de plantas por metro, altura das plantas e produtividade de grãos), nos anos agrícolas 2010/2011 e 2011/2012. A produção de palhada é maior em área sem pastejo de Brachiaria ruziziensis em comparação com as suas áreas pastejadas, com destaque também para a elevada produção nas áreas de maiores alturas de pastejo. O número final de plantas, a altura das plantas e a produtividade da cultura da soja não foram afetados pela altura de pastejo de Brachiaria ruziziensis.

Palavras-chave : Estabelecimento; Palha; Plantio direto; Relação C/N.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )