SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Fertilidade do solo, crescimento e qualidade de frutos do mamoeiro Tainung sob fertirrigação com potássioHerbicidas de uso potencial no controle de buva e sua seletividade sobre aveia e azevém índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

BEZERRA, Amanda Kelly Dias et al. Extração da mucilagem em sementes de Genipa americana L. visando o potencial fisiológico. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.4, pp.786-791. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20150066.

Frutífera pertencente à família Rubiaceae, o jenipapo (Genipa americana L.) apresenta ampla distribuição em regiões tropicais úmidas e subtropicais da América Latina. Suas sementes apresentam densa mucilagem aderida, a qual pode prejudicar a germinação favorecendo ao desenvolvimento de microrganismos, requerendo desta forma, operações para a sua eliminação. Diante do exposto, objetivou-se avaliar o potencial fisiológico em lotes de sementes de jenipapo sob diferentes métodos de extração da mucilagem. Frutos provenientes de quatro matrizes de jenipapeiro do município de Areia, PB, foram submetidos aos métodos de extração da mucilagem das sementes: manual com peneira, água corrente e areia; fermentação; centrifugação e H2SO4. Avaliou-se o potencial fisiológico das sementes quanto ao teor de água, germinação, primeira contagem e índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca, emergência de plântulas e teste de sanidade. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05). O teor de água das sementes foi semelhante entre os lotes. Os diferentes métodos de extração da mucilagem de sementes de jenipapo avaliados não influenciaram a germinação, mantendo a viabilidade, entretanto, quando avaliadas quanto ao vigor, as sementes extraídas na peneira mostram-se superior quando comparadas aos outros métodos. Assim, o método da remoção da mucilagem das sementes de jenipapo em peneira com areia proporcionou sementes com alto potencial fisiológico, não havendo influência na qualidade sanitária destas sementes.

Palavras-chave : Jenipapo; Mucilagem Vegetal; Beneficiamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )