SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Divergência genética entre variedades de videiras do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa SemiáridoFatores abióticos sobre o efeito de herbicidas na qualidade fisiológica de sementes de arroz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

SILVA, Paulo Sérgio Lima e et al. Efeitos da cobertura do solo com ramos de espécies arbóreas no crescimento das plantas daninhas e rendimento do milho. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2015, vol.46, n.4, pp.809-817. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20150069.

O cultivo do milho em sistema de aléias resulta em melhoria do solo, redução das plantas daninhas e aumento do rendimento. Os trabalhos com a cobertura do solo com a parte aérea de árvores produz resultados semelhantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da cobertura do solo com 30 t ha-1(matéria fresca) de ramos das espécies arbóreas nim (Azadirachta indica A. Juss), gliricídia [Gliricidia sepium(Jacq.) Kunth ex Walp.], leucena [Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit.] e sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.) sobre o crescimento das plantas daninhas e sobre o rendimento do milho. Dois grupos de tratamentos (cultivares e controle de plantas daninhas) foram avaliados. As cultivares AG 1041 e AL Bandeirantes foram submetidas aos seguintes tratamentos: sem capinas, duas capinas e cobertura do solo, por ocasião da semeadura do milho, com ramos das espécies referidas. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados com parcelas subdivididas (cultivares nas parcelas) e dez repetições. As cultivares não diferiram quantos aos rendimentos de espigas verdes e de grãos. A realização de duas capinas foi mais eficiente na redução do crescimento das plantas daninhas do que a cobertura do solo. Entretanto, as capinas e a cobertura do solo propiciaram rendimentos semelhantes de espigas verdes e de grãos, que foram superiores aos obtidos no milho não capinado.

Palavras-chave : Zea mays; Azadirachta indica; Gliricidia sepium; Leucaena leucocephala; Mimosa caesalpiniifolia; Capina; Milho verde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )