SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Sorption of Cd and Pb in soils of the Middle Region of Paraíba River - RJ, BrazilBiomass yield, macronutrient diagnosis, and nitrogen and calcium uptake during early growth of physic nut author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

ALVES, Luiziene Soares et al. Frações solúveis e parâmetros cinéticos de absorção de nitrato e amônio em girassol (Hibrido “Neon”). Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.13-21. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160002.

O girassol é uma oleaginosa de grande importância agroenergética e o nitrogênio é considerado um dos fatores limitantes para seu crescimento e produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar a absorção de nitrogênio (alto e baixo suprimento de nitrato e amônio) e determinar os parâmetros cinéticos (Km e Vmax) de absorção desses íons em plantas de girassol (híbrido Neon). O experimento foi conduzido em câmara de crescimento utilizando-se sistema hidropônico. Foram aplicados os seguintes tratamentos: 0,2 e 2,0 mmol L-1 de N-NO3- e N-NH4+. Foram determinados os parâmetros cinéticos (Km e Vmax) da absorção de nitrato e amônio, bem como as frações solúveis (N-NO3-. N-NH4+, N-amino e açúcares) e N-total em diferentes tecidos das plantas de girassol. As plantas cultivadas com amônio exibiram maior Vmax quando comparadas com as cultivadas com nitrato. Altas doses de amônio provocaram redução no volume radicular e as plantas supridas com 2,0 mmol L-1 de N-NO3- produziram maior biomassa de raízes e parte aérea. Os maiores teores de N-NO3- foram encontrados nos pecíolos. Analisados em conjunto, os dados sugerem maior potencial de utilização de N nítrico como fonte de nitrogênio para a adubação nitrogenada no cultivo de girassol.

Keywords : Helianthus annuus L.; Oleaginosa; N-total; Nitrogênio.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )