SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Droplet spectrum at different vapour pressure deficits1Spatial distribution of citrus leprosis in the Eastern Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

GENEROSO, Andressa Leal et al. Proposta de descritores qualitativos e quantitativos para caracterização de germoplasma de bambu. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.47-55. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160006.

O bambu é um recurso genético com evidente potencial para utilização que vai desde a construção civil até a recuperação de áreas degradadas. Mesmo assim, os estudos de caracterização e avaliação envolvendo espécies de bambu são escassos e dificultam a definição de uma lista de descritores específica para melhor conhecer os diferentes gêneros e/ ou espécies de bambu. Desse modo, objetivou-se neste trabalho propor e testar a eficiência de descritores qualitativos e quantitativos visando à caracterização fenotípica e ao estudo de diversidade genética entre seis espécies de bambu introduzidas no Brasil. Quinze descritores qualitativos e nove quantitativos foram propostos e testados em clones com um ano de plantio. Indivíduos pertencentes a seis espécies de bambu (Bambusa vulgaris, Bambusa vulgaris var. vittata, Drepanostachyum falcatum, Dendrocalamus latiforus, Phyllostachys aurea var. albovariegada e Phyllostachys edulis), foram caracterizados com base em descritores vegetativos de folha, pseudopecíolo, bainha, lígula, gemas e colmo. A divergência genética entre os clones foi estimada pelos métodos de agrupamento de Tocher e UPGMA, com emprego da distância Euclidiana média e pelos Componentes Principais no plano bidimensional. Os descritores qualitativos e quantitativos propostos foram eficientes para diferenciar as seis espécies estudadas e quantificar a diversidade genética. O descritor quantitativo de comprimento da bainha foi o que mais contribuiu para diferenciar as espécies estudadas.

Keywords : Bambusa; Drepanostachyum; Dendrocalamus; Phyllostachys; Diversidade genética.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )