SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Plant extract, zinc phosphite and zinc sulphate in the control of powdery mildew in the eucalyptusCause and effect of quantitative characteristics on grain expansion capacity in popcorn author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

FERREIRA, Roberta Leopoldo  and  NOVEMBRE, Ana Dionisia da Luz Coelho. Estimativa do vigor das sementes e das plântulas de Bixa orellana L. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.101-107. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160012.

A multiplicação de espécies como as da planta de urucum tem limitações em função do conhecimento limitado das características morfológicas e fisiológicas das sementes e das plântulas e da restrição de métodos para determinar a qualidade dessas sementes. Nessa pesquisa, o objetivo foi estudar a adequação do teste de envelhecimento acelerado para estimar o vigor das sementes de urucum (Bixa orellana L.), relacionando os resultados desse teste com a formação das plântulas e as diferenças de genótipo dos acessos genéticos. As sementes de urucum, representadas por quatro acessos genéticos, e por três lotes, foram avaliadas pelos testes de germinação, primeira contagem da germinação, classificação do vigor das plântulas e emergência das plântulas (total e índice de velocidade). No teste de envelhecimento acelerado foram avaliados a temperatura, de 41 ºC, e os períodos, de 48; 72 e 96 horas, de exposição das sementes às umidades relativas de 100% (água) e de 76% (solução saturada de NaCl). A solução saturada reduz a quantidade de água absorvida pelas sementes de urucum, expostas às condições do teste de envelhecimento acelerado, reduzindo a deterioração das sementes, favorecendo a uniformidade dos resultados e a redução da proliferação de fungos, comuns na germinação das sementes de urucum. O teste de envelhecimento acelerado, com água ou solução salina, por 72 horas ou 96 horas, é eficiente para classificar as sementes de urucum quanto à qualidade. Assim, as variações dos teores de água das sementes de urucum devem ser entre 23;6 e 28;9% (72 horas) e 29;7 e 32;9% (96 horas) para a utilização da água e entre 7,3 e 9,5% para a utilização da solução salina de NaCl.

Keywords : Urucum; Acessos genéticos; Solução saturada de NaCl.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )