SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Cause and effect of quantitative characteristics on grain expansion capacity in popcornPhysiological characteristics in seeds of the common bean under multicollinearity and conditions of salinity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

LAMARCA, Edmir Vicente et al. Variações da tolerância à dessecação em sementes de Eugenia pyriformis: dispersão em diferentes estádios de maturação. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.118-126. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160014.

A uvaieira (Eugenia pyriformis Cambess.), espécie arbórea e frutífera, com potencial farmacológico e gastronômico, apresenta sementes sensíveis à dessecação. O objetivo deste trabalho foi analisar se o grau de tolerância à dessecação de sementes de uvaieira depende do grau de maturidade das sementes no momento de sua dispersão. Este, por sua vez, depende das condições ambientais nas quais as sementes se desenvolvem, incluindo-se o acúmulo de graus-dia e a chuva acumulada no período. As sementes foram coletadas de frutos maduros de matrizes localizadas em São Paulo e Minas Gerais, submetidas à secagem e analisadas quanto ao teor de água e germinação. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 20 x 3 (origem do material x níveis de secagem). O grau de tolerância à dessecação difere entre as regiões e épocas de coleta, inclusive dentro da mesma matriz, quando as sementes são coletadas em anos distintos. As condições hídricas e térmicas do ambiente, durante o desenvolvimento das sementes, condicionam o ciclo de maturação, a qualidade fisiológica e a aquisição da tolerância à dessecação. A tolerância à dessecação de sementes de uvaieira depende da maturidade fisiológica das sementes no momento de sua dispersão, a qual está associada às condições ambientais.

Keywords : Myrtaceae; Uvaieira; Graus-dia; Qualidade fisiológica; Secagem.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )