SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Variations in desiccation tolerance in seeds of Eugenia pyriformis: dispersal at different stages of maturationAction of medicinal plant extracts on juveniles of Meloidogyne incognita race 2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

GUILHEN, José Henrique Soler et al. Características fisiológicas de sementes de feijão sob multicolinearidade em condições de salinidade. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.127-134. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160015.

Objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito da multicolinearidade e descartar variáveis baseadas na redução da multicolinearidade em análise de diversidade de genótipos de feijão, em relação à qualidade fisiológica de sementes, em diferentes níveis de salinidade em substrato de germinação. O teste de germinação de sementes do feijoeiro para seis cultivares e sete genótipos crioulos foi realizado em rolos de papel toalha, tipo germitest, embebidos em soluções de NaCl, nos potenciais osmóticos de 0,0; -0,3 e -0,6 MPa, mantidos em germinador tipo Mangelsdorff com temperatura de 25 ºC e luz constantes. O delineamento utilizado foi inteiramente ao acaso em arranjo fatorial 13 x 3 (genótipos x potenciais osmóticos), com quatro repetições de 25 sementes, totalizando 100 sementes por tratamento. Realizou-se o diagnóstico de multicolinearidade na matriz de correlação fenotípica e procedeu-se o descarte de variáveis, utilizando-se a técnica de variável canônica. Para avaliar o efeito da multicolinearidade, utilizou-se o método de agrupamento Tocher, antes e após o descarte das variáveis. A metodologia de descarte de variáveis proposta é eficiente na redução da multicolinearidade e o número de descritores de qualidade fisiológica descartados é maior nos potencias de -0,3 e -0,6 MPa. Sob condições de estresse salino necessita-se descartar três características e na ausência de estresse, apenas duas características descartadas satisfazem a condição de multicolinearidade fraca para seguir com as análises de agrupamento. Os agrupamentos dos genótipos de feijoeiro comum são alterados em condições de multicolinearidade severa e fraca, apenas na condição de estresse salino.

Keywords : Phaseolus vulgaris; Estresse salino; Variável canônica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )