SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Callus induction and bioactive phenolic compounds production from Byrsonima verbascifolia (L.) DC. (Malpighiaceae)Quantitative analysis of growth in coffee plants cultivated with a water-retaining polymer in an irrigated system1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

ALONE, Lima-Brito et al. Rustificação in vitro em diferentes ambientes e aclimatização de microplantas de Comanthera mucugensis Giul. subsp. mucugensis. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.152-161. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160018.

Neste estudo foi avaliada a influência da radiação fotossinteticamente ativa (RFA) e do fechamento do recipiente de cultivo na rustificação das plantas in vitro e na sobrevivência das mudas aclimatizadas de Comanthera mucugensis Giul. subsp. mucugensis, tendo em vista aumentar a taxa de sobrevivência durante a aclimatização. Os brotos micropropagados em meio MS ½ foram mantidos sob três RFAs: 60; 120 e 300 µmol m-2 s-1. Após 40 dias da inoculação, o filme PVC utilizado para fechar os tubos foi substituído por três tipos de fechamento: PVC, tampa plástica e algodão. Aos 60 dias de cultivo, foram realizadas análises anatômicas, de perda de água e do crescimento das plantas. Para a aclimatização, parte das plantas foram transferidas para viveiro e cobertas com garrafas PET. As maiores taxas de crescimento e sobrevivência in vitro foram obtidas a 60 µmol m-2 s-1 de RFA. Os resultados de crescimento para a maioria dos parâmetros avaliados não diferiram entre PVC e tampa plástica, sendo significativamente superiores às médias obtidas no tratamento com algodão, independente da RFA. A espécie não demonstrou plasticidade fenotípica para os caracteres foliares avaliados. As maiores médias para porcentagem de sobrevivência na aclimatização foram obtidas nas plantas oriundas dos tratamentos com PVC (76.12%) e tampa (73.28%) sob RFA de 60 µmol m-2 s-1. Estes resultados indicam que a micropropagação convencional é um método viável para a produção de mudas de C. mucugensis subsp. mucugensis.

Keywords : Sempre-viva; Rustificação; Aeração; Luz.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )