SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1In vitro hardening in different enviroment and acclimatization of microplants of Comanthera mucugensis Giul. subsp. mucugensisCryopreservation of seeds of Encholirium spectabile Martius ex Schultes f. by the vitrification method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

SOUZA, Antonio Jackson de Jesus et al. Análise quantitativa do crescimento de cafeeiros cultivados com polímero hidro retentor em sistema irrigado. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.162-171. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160019.

Objetivou-se avaliar o uso do polímero hidro retentor no crescimento quantitativo de cafeeiros em diferentes níveis de irrigação e tipos de solo. O experimento foi instalado em vasos com mudas produzidas em saquinhos, em casa de vegetação no Setor de Cafeicultura, Universidade Federal de Lavras, MG. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso em esquema fatorial (2x4x2): ausência ou presença do polímero hidro retentor, quatro níveis de irrigação (25%, 50%, 75% e 100%), dois tipos de solo (solo com textura média e arenosa). Aos 150 dias, avaliou-se o diâmetro de caule, altura de planta, área foliar, número de folhas, massa seca de parte aérea, massa seca de plantas, massa seca de raízes, relação massa seca de raiz e parte aérea, razão de área foliar, taxa de crescimento absoluto, taxa de crescimento relativo, taxa de assimilação líquida e índice de área foliar. Concluiu-se que o polímero hidro retentor hidratado favoreceu o crescimento de plantas de café e que a irrigação promoveu maior crescimento do cafeeiro em solo de textura média, quando comparado a solos de textura arenosa.

Keywords : Tipos de solo; Casa de vegetação; Coffea arabica L.; Hidrogel.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )