SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Cryopreservation of seeds of Encholirium spectabile Martius ex Schultes f. by the vitrification methodSteers production in integrated crop-livestock systems: pasture management under different sward heights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

FARIAS, Marcio Espinosa; MARTINAZZO, Emanuela Garbin  and  BACARIN, Marcos Antonio. Fluorescência da clorofila na avaliação de inibidores da cadeia de transporte de elétrons da fotossíntese em ervilha. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.178-186. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160021.

O trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento da cadeia de transporte de elétrons fotossintética na presença de DCMU e atrazina, em folhas destacadas de ervilha, através de medidas simultâneas das cinéticas da fluorescência transiente, decaída da fluorescência da clorofila a e reflexão modulada a 820 nm. O pecíolo das folhas foi imerso por duas horas em solução de inibidores nas concentrações de 0 (controle), 25, 50, 100, 250 e 500 µM. Medidas da cinética da fluorescência transiente, da decaída da fluorescência e reflexão modulada a 820 nm foram gravadas, simultaneamente, pelo fluorômetro M-PEA. A medida simultânea da fluorescência transiente, decaída da fluorescência e reflexão modulada a 820 nm é ferramenta importante para avaliações da atividade da cadeia de transporte de elétrons fotossintética. O uso de inibidores específicos da cadeia de transporte de elétrons permite coletar e correlacionar uma série de informações sobre o efeito de diferentes inibidores em pontos específicos na cadeia de transporte de elétrons fotossintético. DCMU e atrazina são inibidores do fotossistema II e a concentração de 500 μM afeta de maneira mais acentuada o fluxo de elétrons fotossintético.

Keywords : Pisum sativum L.; Fluorescência transiente; Decaída da fluorescência; DCMU; Atrazina.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )