SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Steers production in integrated crop-livestock systems: pasture management under different sward heightsFungicide association in the control of anthracnose in the soybean in Mato Grosso do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

SILVA, Fabiana Rodrigues da; LIMA, José Albersio de Araújo; NASCIMENTO, Aline Kelly Queiroz do  and  BARBOSA, Graziela Silva. Caracterização biológica e sorológica de um isolado de Squash mosaic virus e efeitos da infecção mista com vírus do gênero Potyvirus (22). Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.195-202. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160023.

O Nordeste brasileiro possui condições edafoclimáticas favoráveis ao cultivo do meloeiro (Cucumis melo). No entanto, diferentes problemas fitossanitários afetam sua produtividade, destacando-se as doenças ocasionadas por vírus. A presente pesquisa objetivou efetuar a caracterização biológica e sorológica de um isolado de Squash mosaic virus (SqMV) obtido no Ceará. Em estudos de gama de hospedeiros o vírus infetou sistemicamente somente cinco espécies da família Cucurbitaceae e ocasionou lesões locais em Chenopodium amaranticolor e C. quinoa. Estudos da infecção mista do SqMV com vírus do gênero Potyvirus demonstraram efeito sinérgico entre os mesmos. A purificação química do SqMV foi possível a partir de plantas de meloeiro e a imunização em coelho com a preparação purificada possibilitou a produção de antissoro policlonal específico. O antissoro produzido apresentou títulos de 1:10.000 quando avaliado por plate trapped antigen enzyme linked immune absorbent assay (PTA-ELISA), de 1:160.000 em immune-precipitation ELISA (IP-PTA-ELISA) e de 1:1.024 em Dupla Difusão em Ágar. Estudos do relacionamento sorológico entre SqMV e Cowpea severe mosaic virus (CPSMV) do gênero Comovirus contra seus antissoros homólogos e heterólogos em Dupla Difusão em Ágar demonstraram relacionamento unilateral entre os mesmos.

Keywords : Comovirus; Infecção mista; IP-PTA-ELISA; Relacionamento sorológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )