SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Correlation and path analysis of agronomic and morphological traits in maizePhysiological potential in rice seeds treated with a plant bioregulator author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

SILVA, Magnun Antonio Penariol da et al. Qualidade de sementes de crambe (Crambe abyssinicaHochst) submetidas a diferentes métodos de secagem. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.2, pp.358-365. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20160042.

Objetivou-se nesta pesquisa avaliar o efeito de diferentes métodos de secagem na qualidade fisiológica de sementes de crambe. As sementes de crambe da cultivar FMS Brilhante foram produzidas na Fazenda Experimental Lageado (UNESP - Botucatu) no ano de 2012. As condições de secagem foram: secagem artificial com ar aquecido, secagem artificial com ar natural, secagem natural em terreiro, secagem natural à sombra e secagem na planta. O teor de água foi monitorado antes, durante e após a secagem. Para avaliação da qualidade fisiológica foi realizado o teste de germinação, primeira contagem de germinação, plântulas anormais, IVG, sincronização da germinação, frequência e tempo médio de germinação, teste de condutividade elétrica, índice de acidez graxa e teor de óleo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Pelos resultados obtidos a secagem artificial com alta temperatura favoreceu obtenção de sementes de crambe com alta germinação e vigor em relação aos demais tipos de secagem com um tempo menor para redução do teor de água. A secagem natural na sombra é viável para sementes de crambe apesar de ser longa.

Keywords : Secagem natural; Secagem artificial; Vigor de sementes de crambe; Danos em sementes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )