SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Extrato aquoso de sementes de nim no controle de Liriomyza sativae (Diptera: Agromyzidae) em meloeiroFlorística e fitossociologia de plantas invasoras em pastagens no Estado do Maranhão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

SILVA, Patrícia Pereira da; SEKITA, Marcelo Coelho; DIAS, Denise Cunha Fernandes dos Santos  e  NASCIMENTO, Warley Marcos. Análise fisiológica e bioquímica de sementes de cenoura provenientes de diferentes ordens de umbelas. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.2, pp.407-413. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160049.

Na produção de sementes de cenoura, a colheita das umbelas é geralmente parcelada ou, em algumas vezes, colhe-se a planta toda com umbelas em diferentes estádios de maturação; nesse caso, corre-se o risco de colheita tanto de sementes imaturas como de ocorrerem perdas devido à debulha natural ou por deterioração fisiológica em consequência de fatores ambientais desfavoráveis. O presente estudo teve como objetivo avaliar as alterações fisiológicas e bioquímicas relacionadas à maturação das sementes de cenoura cv. Planalto provenientes de diferentes umbelas. As colheitas foram realizadas aos 120 dias após a antese, onde foram colhidas umbelas primárias, secundárias e terciárias separadamente. Sementes foram analisadas quanto a: germinação, primeira contagem e índice de velocidade de geminação nas temperaturas de 25 ºC (ótima) e 35 ºC (adversa), além de emergência em casa de vegetação e índice de velocidade de emergência. Foram ainda realizadas análises das enzimas peroxidase (POX), ascorbato peroxidase (APX), catalase (CAT) e superóxido dismutase (SOD), além das proteínas totais. As sementes obtidas das umbelas primárias e secundárias apresentaram germinação superior às sementes das umbelas terciárias, sendo que as sementes das umbelas primárias apresentaram elevada atividade de enzimas peroxidase, catalase e superóxido dismutase e baixa atividade da enzima ascorbato peroxidase.

Palavras-chave : Daucus carota L.; Qualidade fisiológica; Atividade enzimática.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )