SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue3Competitive ability with weeds during the establishment of aries grass: morphological characteristicsVigour in maize seeds: influence on seedling development under conditions of salt stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

SANTOS, Carlos Henrique Barbosa et al. Estádio de maturação de frutos e influência de ácido giberélico na emergência e crescimento de Passiflora spp. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.3, pp.481-490. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20160058.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a emergência e crescimento inicial de plantas de Passiflora spp. com sementes obtidas de frutos em diferentes estádios de maturação e tratadas com diferentes concentrações de ácido giberélico (GA3). As espécies avaliadas foram Passiflora alata, P. cincinnata, P. setacea, P. edulis e P. gibertii. No primeiro ensaio as sementes utilizadas foram extraídas de frutos em diferentes estádios de maturação e semeadas em sacos de polietileno no delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 3 (espécie x estádio de maturação) com cinco repetições. Um segundo e terceiro experimentos avaliaram respectivamente sementes armazenadas por 11 meses e sementes coletadas de frutos recém-colhidos das mesmas espécies, imersas em solução de GA3 (0; 250; 500 e 1.000 mg L-1) e transferidas para substrato agrícola. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 4 (espécie x concentração de GA3), com quatro blocos e vinte e cinco sementes por parcela, para análise da emergência. Frutos a partir do estádio "de vez" podem ser colhidos para P. cincinnata, P. alata, P. edulis e P. setacea, sem prejuízo da qualidade fisiológica das sementes. A solução de GA3 até 1.000 mg L-1 não incrementou a emergência e o crescimento inicial de plantas de Passiflora spp. armazenadas por 11 meses. Sementes obtidas de frutos maduros recém-colhidos de Passiflora spp. apresentam emergência mais alta e mais rápida, e crescimento inicial de plantas, após imersão em solução de GA3 entre 500 e 1.000 mg L-1.

Keywords : Passiflora spp.; Porta-enxerto; Propagação; Sementes; Regulador de crescimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )