SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Teste de tetrazólio para avaliação da viabilidade de sementes de maxixeFusarium oxysporum e F. verticillioides causando damping-off em Pinus spp. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

BAHRY, Carlos André; PERBONI, Anelise Tessari; NARDINO, Maicon  e  ZIMMER, Paulo Dejalma. Qualidade fisiológica e embebição de sementes de soja com tegumentos contrastantes. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.1, pp.125-133. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170014.

Os atributos que conferem a qualidade das sementes podem ser considerados, em grande parte, dependentes do tegumento. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade e o padrão de hidratação das sementes de quatro genótipos de soja contrastantes para as características de tegumento; BMX Potência RR e CD 202, de tegumentos amarelos e, IAC e TP, de tegumentos pretos. A primeira etapa do estudo constou da multiplicação das sementes, na safra 2012/2013. Depois de cinco meses armazenadas à temperatura de 17 ºC e 50% de umidade relativa do ar, as sementes foram submetidas aos testes de germinação, primeira contagem e comprimento de plântula, com e sem imersão das sementes; emergência em solo; índice de velocidade de emergência e germinação; condutividade elétrica; massa de mil sementes e embebição das sementes. O delineamento foi o inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. Para o teste de embebição das sementes aplicou-se análise de regressão. Genótipos de tegumento preto (em especial o IAC) apresentam maior qualidade fisiológica em relação aos de tegumento amarelo. Estes últimos possuem maior massa de mil sementes. BMX Potência RR apresenta hidratação maior que os outros genótipos nas primeiras horas de embebição e TP, a menor. Genótipos de tegumento preto emitem a radícula mais rápido que genótipos de tegumento amarelo.

Palavras-chave : Desempenho de sementes; Glycine max; Hidratação; Massa de mil sementes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )