SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1Intake, behavior and performance in sheep fed diets containing castor cakeEnergy supplementation in goats under a silvopastoral system of tropical grasses and leucaena author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

MOTTA, Eder Alexandre Minski da et al. Valor forrageiro de híbridos interespecíficos superiores de Paspalum. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.1, pp.191-198. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170022.

O objetivo deste estudo foi avaliar a expressão de caracteres agronômicos e a tolerância ao frio de híbridos apomíticos de Paspalum plicatulum x P. guenoarum, bem como estimar suas correlações fenotípicas, em duas regiões edafoclimáticas distintas. O estudo foi conduzido em diferentes locais e anos de avaliação, em delineamento de blocos ao acaso, com três repetições. Foram avaliados quatro híbridos interespecíficos de Paspalum, dois genótipos de P. guenoarum e a cv. Aruana (Panicum maximum), utilizada como testemunha. Os híbridos H12, H13, H20 e H22 apresentaram superioridade para os caracteres agronômicos avaliados e tolerância ao frio, em relação às cvs. Rojas e Aruana e ao ecótipo Azulão, e são indicados para novas etapas de avaliação, como estimativas da produção de sementes e estudos de DHE e VCU, visando o lançamento como novas cultivares. As estimativas de correlações fenotípicas são importantes ferramentas para a seleção de progênies, com destaque para o caráter MSF que apresentou alta correlação positiva com os caracteres MST, DPP, rebrote e altura, indicando ser desnecessária a realização de separação morfológica, economizando tempo e mão de obra em um programa de melhoramento de forrageiras.

Keywords : Apomixia; Hibridação; Paspalum guenoarum; Paspalum plicatulum; Produção de forragem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )