SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número3Caracterização de biocarvões de fontes distintas e avaliação da liberação de nutrientes e contaminantesVolatilização de amônia de fertilizantes nitrogenados aplicados sobre palhada de cana-de-açúcar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

DICKMANN, Lourdes et al. Residual da adubação fosfatada e do Azospirillum brasilense no feijoeiro em sucessão ao consórcio milho/capim-Marandu. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.3, pp.404-412. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170047.

Uma das alternativas para obter agricultura com sustentabilidade e redução dos custos de produção, principalmente com fertilizantes fosfatados, é a inoculação das sementes com bactérias do gênero Azospirillum. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o residual da adubação fosfatada e do Azospirillum brasilense juntamente com a contribuição da palhada do consórcio milho/capim-Marandu sobre os teores foliares nutricionais, componentes de produção e produtividade do feijoeiro de inverno. Conduziu-se o experimento na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Engenharia/UNESP, localizada em Selvíria/MS, em um Latossolo Vermelho Distrófico típico argiloso. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com 4 repetições, em esquema fatorial 5 x 2. Os tratamentos foram constituídos da semeadura do feijoeiro sobre a palhada do consórcio milho/capim-Marandu nas áreas das parcelas que receberam as cinco doses de P2O5 na forma de MAP aplicadas no cultivo inicial da aveia preta (0; 30; 60; 120 e 240 kg ha-1) e a inoculação ou não com Azospirillum brasilense na aveia preta e no milho antecessores ao feijoeiro. Foram avaliados os teores de nutrientes foliares, o índice de clorofila foliar (ICF), os componentes da produção e produtividade do feijoeiro. A inoculação das sementes de aveia preta e do milho com Azospirillum brasilense em consórcio com capim-Marandu, antecessores ao cultivo do feijoeiro, melhorou o estado nutricional das plantas, mas exerceu efeito negativo na produtividade de grãos. A adubação fosfatada da cultura da aveia proporcionou efeito residual positivo para o feijoeiro com incremento dos componentes da produção e produtividade de grãos.

Palavras-chave : Urochloa brizantha; Phaseolus vulgaris; Integração lavoura-pecuária; Fósforo; Sistema plantio direto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )