SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número3Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar efetuado por facas de diferentes angulações e revestimentosTratamento físico-químico do caldo de cana produz cachaça de qualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

ARAUJO, Willian Dias et al. Modelagem matemática da secagem dos frutos de amendoim em camada delgada. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.3, pp.448-457. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20170052.

Este trabalho teve por objetivo ajustar modelos matemáticos aos dados experimentais da secagem dos frutos de amendoim em camada delgada, submetidos a diferentes temperaturas do ar de secagem. Foram utilizados frutos de amendoim da cultivar IAC 505. Os frutos de amendoim foram submetidos à secagem em estufa de ventilação forçada com diferentes níveis de temperatura (40; 50; 60 e 70 ºC). Aos dados experimentais foram ajustados dez modelos matemáticos tradicionalmente utilizados para representação da cinética de secagem em camada delgada. Baseado nos resultados encontrados, conclui-se que dentre os modelos ajustados aos dados experimentais, o modelo de Page foi o escolhido para representar o fenômeno de secagem em camada delgada dos frutos de amendoim. O coeficiente de difusão efetivo aumenta com a elevação da temperatura, e a sua relação com a temperatura de secagem pode ser descrita pela equação de Arrhenius. As propriedades termodinâmicas entalpia e entropia tiveram seus valores reduzidos com aumento da temperatura do ar de secagem, enquanto que os valores da energia livre de Gibbs aumentam com o aumento da temperatura.

Palavras-chave : Arachis hypogaea L.; Modelo de Page; Difusividade efetiva; Energia de ativação; Propriedades termodinâmicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )