SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número3Ecologia reprodutiva do mandi bico-de-flor Hassar affinis (ACTINOPTERYGII: DORADIDAE), em três lagos do Sistema Lacustre Pindaré-Mearim, MaranhãoNíveis de heterozigose e sua relação com mecanismos de variabilidade genética em feijão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

GROHS, Mara et al. Potencial fisiológico de sementes de Oryza sativa tratadas com reguladores de crescimento em baixa temperatura. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.3, pp.473-479. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170055.

O rápido e uniforme estabelecimento de uma lavoura de arroz é importante para aprimorar a produção. No entanto, essa condição sofre influência de diversos fatores, entre eles a temperatura do solo no momento da semeadura, a qual poderá atrasar a germinação das sementes e comprometer o estande final. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o comportamento de substâncias com efeito de regulador de crescimento aplicados em sementes de diferentes cultivares de arroz irrigado em condições de baixa temperatura. Para tanto, o experimento foi desenvolvido no delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições em esquema bifatorial, onde o fator A foi representado pelos diferentes produtos (ácido giberélico - AG3, tiametoxam - TMX, Haf Plus® - HAF e testemunha com água - TEST); e o fator B, pelas cultivares de arroz irrigado (IRGA 424, IRGA 425, Puitá INTA CL e Avaxi CL). Além disso, o experimento foi reproduzido sob as temperaturas de 17 °C e 25 °C a fim de simular condições de baixas temperaturas. Os resultados indicaram que AG3 é eficiente em aumentar o vigor das sementes das cultivares de arroz nas duas temperaturas, sendo AG3, TMX e HAF responsáveis por aumentar a porcentagem de germinação final apenas à temperatura de 17 ºC. O efeito dos produtos é mais pronunciado em baixa temperatura e é dependente da cultivar utilizada, sendo que em cultivares sensíveis ao frio não há influência dos produtos utilizados.

Palavras-chave : Arroz irrigado; Fitohormônio; Inseticida; Fertilizante organo-mineral.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )