SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número3Níveis de heterozigose e sua relação com mecanismos de variabilidade genética em feijãoÁcido bórico na germinação de grãos de pólen e fixação de fruto em pessegueiros em região subtropical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

SILVA, Laércio Junio da; DIAS, Denise Cunha Fernandes dos Santos; OLIVEIRA, Glauter Lima  e  SILVA JUNIOR, Rubens Alves da. Qualidade fisiológica e conservação de sementes de Jatropha curcas em função da maturidade dos frutos. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.3, pp.487-495. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170057.

O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do estádio de maturação dos frutos na qualidade fisiológica das sementes de J. curcas L. durante o armazenamento. Assim, sementes foram extraídas de frutos colhidos em três estádios de maturação com base na coloração externa da casca, ou seja, amarelo, amarelo-marrom e marrom (frutos secos). Após secagem natural, as sementes foram armazenadas por 18 meses em sacos de papel Kraft, em ambiente de laboratório. Inicialmente e a cada três meses, as sementes foram avaliadas quanto ao grau de umidade, germinação, primeira contagem de germinação, envelhecimento acelerado, teste de frio, condutividade elétrica e emergência. Houve redução da qualidade fisiológica das sementes durante o armazenamento, com queda na germinação e no vigor, principalmente a partir de nove meses de armazenamento. As sementes extraídas de frutos com coloração externa da casca amarela e amarelo-marrom são mais vigorosas e podem ser armazenadas por até nove meses sem perda da qualidade fisiológica.

Palavras-chave : Germinação; Vigor; Armazenamento; Deterioração de sementes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )