SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número3Ácido bórico na germinação de grãos de pólen e fixação de fruto em pessegueiros em região subtropicalAmpliação do espectro do biocontrole de doenças foliares em arroz com combinações de rizobactérias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

MARCHI, Thiago et al. Indução da brotação de gemas de macieiras com aplicação de óleos vegetais e mineral. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.3, pp.501-512. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170059.

Objetivou-se determinar a eficiência de óleos vegetais, em mistura com óleo mineral, na indução da brotação, na atividade das enzimas catalase e peroxidase do guaiacol em gemas e na produtividade de macieiras. A pesquisa foi conduzida na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, PR, em plantas em formação e início de produção (safras 2013/2014 e 2014/2015, respectivamente), com as cultivares de macieira Gala Real II e Fuji Suprema. Os tratamentos constaram da aplicação de óleo mineral e misturas deste com óleo vegetal emulsionável, óleos vegetais de soja e de girassol e cianamida hidrogenada. As avaliações consistiram na verificação da brotação e atividade enzimática das gemas, do desenvolvimento vegetativo, da fenologia da floração e das características produtivas. Em macieiras cv. Fuji Suprema, a mistura de óleo mineral 2% e óleo vegetal emulsionável 4% apresenta potencial para indução da brotação, redução do vigor das plantas, concentração e antecipação da florada e aumento do número de frutos por planta e da produtividade. A mistura de óleo mineral e vegetal tem menor eficiência para indução da brotação de macieiras cv. Gala Real II, quando comparada ao óleo mineral e cianamida hidrogenada. A aplicação de óleo vegetal e mineral não altera a atividade da enzima catalase e nenhum dos produtos testados altera a atividade da enzima peroxidase do guaiacol, 24 horas após a aplicação.

Palavras-chave : Cianamida hidrogenada; Quebra da dormência; Malus domestica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )