SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Biometria morfofisiológica e produtiva em cultivares semieretas de feijão-caupi sob diferentes populações de plantasCoberturas vegetais, doses de nitrogênio e inoculação com Azospirillum brasilense em milho no Cerrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

SILVA, Sérgio Ricardo  e  PIRES, João Leonardo Fernandes. Resposta do trigo BRS Guamirim à aplicação de Azospirillum, nitrogênio e substâncias promotoras do crescimento. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.4, pp.631-638. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20170073.

Substâncias e microrganismos promotores do crescimento vegetal têm sido disponibilizados aos produtores rurais visando aumentar o rendimento das culturas. Este trabalho objetivou avaliar doses de nitrogênio e produtos contendo microrganismos e/ou substâncias promotoras do crescimento sobre os componentes de rendimento e produtividade da cultivar de trigo BRS Guamirim; bem como avaliar se a adição complementar de N, com ureia, é eficaz na manutenção de maior rendimento de trigo inoculado com Azospirillum brasilense e se esta inoculação pode substituir total ou parcialmente a adubação nitrogenada do trigo. O experimento foi conduzido em Coxilha/RS, na safra de 2014. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com quatro repetições. Nove tratamentos compuseram o estudo: uma testemunha; quatro produtos (Azospirillum brasilense, hormônio vegetal sintético, estimulador vegetal mineral e biofertilizante); um tratamento com uso simultâneo dos quatro produtos; e três doses adicionais de nitrogênio (0, 40 e 120 kg ha-1) associadas com Azospirillum. A cultivar de trigo foi avaliada quanto ao rendimento de grãos, componentes do rendimento, índice de colheita aparente, peso hectolítrico, matéria seca e conteúdo de N na parte aérea, e índice de vegetação. Os produtos avaliados, contendo microrganismos e/ou substâncias promotoras do crescimento, não alteram o rendimento de grãos de trigo na ausência de deficiências hídrica e nutricional. O Azospirillum brasilense não substitui total ou parcialmente a adubação nitrogenada da cultivar de trigo BRS Guamirim.

Palavras-chave : Triticum aestivum L.; Hormônios vegetais sintéticos; Estimuladores vegetais minerais; Biofertilizante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )