SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Coberturas vegetais, doses de nitrogênio e inoculação com Azospirillum brasilense em milho no CerradoEfeito da fertilização com ureia no desenvolvimento da bromélia ornamental Aechmea fasciata índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

TAVELLA, Leonardo Barreto et al. Consorciação com Gliricidia sepium para manejar plantas daninhas visando a produção de espigas imaturas de milho. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.4, pp.650-656. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20170075.

O objetivo do trabalho foi verificar os efeitos da combinação de capinas + consorciação com gliricídia no controle de plantas daninhas para produção de minimilho e milho verde. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados com quatro repetições e parcelas subdivididas. Os híbridos AG 1051 e BR 205 foram submetidos aos seguintes tratamentos: A = duas capinas (20 e 40 dias após a semeadura, DAS); B = realização de capina aos 20 DAS + consorciação com gliricídia após a capina; C = consorciação com gliricídia por ocasião da semeadura do milho (CGSM) + realização de capina aos 40 DAS; D = CGSM; E = sem capinas. A gliricídia foi semeada a lanço com 30 sementes viáveis m-2. A ordem dos melhores tratamentos foi A > B > C, quanto ao número de espigas, massas frescas de espigas empalhadas e despalhadas, e massa seca de espigas despalhadas, de minimilho, e quanto aos números e massas totais e de espigas comercializáveis, empalhadas e despalhadas, de milho verde. Os tratamentos D e E foram os piores, sendo o tratamento D superior ao tratamento E apenas quanto ao número de espigas despalhadas comercializáveis. Não existem diferenças entre os híbridos quanto aos rendimentos de espigas imaturas.

Palavras-chave : Zea mays; Gliricidia sepium; Minimilho; Milho verde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )