SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Efeito da fertilização com ureia no desenvolvimento da bromélia ornamental Aechmea fasciataÉpoca de estabelecimento do consórcio de beterraba e chicória em função do manejo da palhada no solo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

MACHADO, Ingrid Pinheiro et al. Concordância entre grupos botânicos e diversidade genética em amendoim. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.4, pp.663-673. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170077.

Objetivou-se com esse estudo caracterizar acessos de amendoim da coleção de germoplasma do CCA/UFC e verificar concordância entre os grupos botânicos preexistentes com as estimativas de diversidade genética. Para isso, foi conduzido um ensaio com 43 acessos de amendoim no delineamento em blocos casualizados com três repetições. Para caracterização dos acessos foram utilizados 21 descritores morfoagronômicos, os quais revelaram grande variação genética. O caráter massa de cem grãos se mostrou o principal fator discriminante, com porcentagem relativa de discriminação de 22,1%. Pelo agrupamento obtido com o método de ligação completa, foi possível visualizar no dendrograma a formação de sete grupos com base na distância generalizada de Mahalanobis. Pela análise dos componentes principais também foi constatada grande diversidade fenotípica entre os acessos da coleção. Os três primeiros componentes explicaram 81% da variação total. Posteriormente, foi construído um gráfico tridimensional para visualização da dispersão dos acessos, na qual se verificou a formação de oito grupos. Constatou-se concordância de média magnitude entre os grupos botânicos e diversidade genética, tanto pela classificação observada no dendrograma quanto pela dispersão gráfica, comprovando a dissimilaridade entre acessos de grupos botânicos distintos. Assim, cruzamentos entre acessos do grupo botânico Spanish ou Valência com aqueles pertencentes ao Virginia devem gerar populações-base com elevado potencial genético.

Palavras-chave : Arachis hipogaea L.; Descritores morfoagronômicos; Recursos genéticos; Conservação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )