SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número5SPEInoculação combinada de rizóbios sobre o desenvolvimento do feijão-caupi em solo de Cerrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

MELO, Francisco de Brito; CARDOSO, Milton José; ANDRADE JUNIOR, Aderson Soares de  e  RIBEIRO, Valdenir Queiroz. Adubação com zinco em cultivares de feijão-caupi. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.5spe, pp.739-744. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170086.

O zinco (Zn) é um micronutriente essencial para as plantas em razão da sua participação como cofator funcional, estrutural ou regulador de grande número de enzimas. Esse elemento é necessário para a síntese do triptofano, que é um precursor do ácido indolacético. O objetivo desse trabalho foi o de avaliar o comportamento de duas cultivares de feijão-caupi em relação à aplicação de quatro doses de Zn (0,0; 2,0; 4,0 e 6,0 kg de Zn ha-1), sobre a produtividade de grãos secos (PGS), bem como quantificar os teores de Zn na folha e no grão e proteína bruta no grão. O experimento foi conduzido no município de Brejo, MA. Foi utilizado um arranjo fatorial 4 x 2, com quatro repetições. Foram ajustadas funções de respostas, calculando-se as doses de Zn, que proporcionam as máximas eficiências técnicas para cada genótipo. As variedades de feijão-caupi testadas não apresentaram grandes diferenças na exigência da aplicação de Zn no solo, variando de 3,2 a 3,4 kg de Zn ha-1 para as variedades BRS Tumucumaque e BRS Guariba, respectivamente. Quanto a eficiência do uso do Zn, a variedade BRS Guariba foi mais responsiva, ou seja, com a mesma dose de Zn produziu 70 kg de grãos e 2,1 kg de proteína bruta a mais por hectare.

Palavras-chave : Nutrição mineral; Vigna unguiculata (L.) Walp; Produtividade de grãos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )