SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número5SPEInoculação combinada de rizóbios sobre o desenvolvimento do feijão-caupi em solo de CerradoAcúmulo de sais no solo e crescimento do feijão-caupi sob salinidade e adubação fosfatada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

SILVA, Weslley Costa et al. Crescimento e trocas gasosas em plantas de feijão-caupi sob diferentes manejos em condições salinas. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.5spe, pp.756-764. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170088.

O feijão-caupi é uma das principais culturas de importância econômica e social para o Nordeste do Brasil. Entretanto, a crescente necessidade de aumentar a produção da cultura tem motivado a utilização de águas com elevados teores de sais na irrigação. Desta forma o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes lâminas de irrigação e doses de biofertilizante líquido sobre o crescimento e as trocas gasosas de plantas de feijão-caupi em condições salinas. O experimento foi conduzido no delineamento de blocos casualizados, utilizando o esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas constituídas por quatro lâminas de irrigação com água salina (75; 100; 125 e 150% da evapotranspiração da cultura - ETc) e nas subparcelas quatro diferentes doses de biofertilizante (0; 5.000; 10.000 e 15.000 L ha-1). Aos 75 dias após a semeadura (DAS) foram realizadas leituras das trocas gasosas das plantas (fotossíntese, condutância estomática, concentração interna de CO2 e transpiração) e análises de crescimento (altura de planta, área foliar e matéria seca total). O aumento da lâmina de irrigação proporciona incremento na massa seca total e área foliar. Para as trocas gasosas, o aumento da lâmina de irrigação proporciona aumento significativo, sendo verificado comportamento quadrático para a fotossíntese e condutância estomática, e linear para concentração interna de CO2 e transpiração. A aplicação de elevadas doses de biofertilizante proporciona aumento na abertura estomática das folhas de feijão-caupi.

Palavras-chave : Vigna unguiculata (L.) Walp; Estresse hídrico; Matéria orgânica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )