SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número5SPECaracterização química de grãos verdes crus e após processamento térmico em cultivares biofortificadas de feijão-caupiEfeito da cocção no conteúdo de compostos bioativos e atividade antioxidante nos grãos de cultivares de feijão-caupi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

SMIDERLE, Oscar José; SOUZA, Aline das Graças; ALVES, José Maria Arcanjo  e  BARBOSA, Cylles Zara dos Reis. Qualidade fisiológica de sementes de feijão-caupi em diferentes períodos de armazenamento. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.5spe, pp.817-823. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20170096.

Objetivou-se avaliar a qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de feijão-caupi durante nove meses de armazenamento. As cultivares de feijão-caupi utilizadas foram: BRS Mazagão, UFRR Grão Verde, Pretinho Precoce 1 e BRS Guariba, produzidas consorciadas com a mandioca em área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista. Após a colheita, as sementes foram secas, limpas manualmente, acondicionadas em garrafas tipo pet e armazenadas durante nove meses em temperatura de 23 ºC e umidade relativa do ar de 60%, no Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Roraima. A análise dos dados foi realizada no delineamento inteiramente casualizado, disposto em esquema fatorial 4 x 4 com oito repetições. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada, no início do armazenamento e após 3; 6 e 9 meses, quanto a germinação, primeira contagem de germinação, massa de mil sementes, umidade, condutividade elétrica, velocidade de emergência, emergência de plântulas em campo e ganho de água. A qualidade fisiológica das sementes da BRS Guariba é influenciada pelo período de armazenamento. Independente do período de armazenamento, as sementes da cultivar Mazagão apresentam qualidade fisiológica superior, em relação às demais cultivares. Sementes das cultivares BRS Guariba e Grão Verde apresentam redução na qualidade fisiológica após três meses de armazenamento.

Palavras-chave : Vigna unguiculata; Teor de agua; Teste de vigor.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )