SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número5SPEEfeito da desfolha em diferentes estádios fenológicos do feijão-caupi sobre componentes de produçãoPerformance do feijão-caupi BRS Itaim em relação à densidade de plantio e sistemas de semeadura convencional e direta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

DELMONDES, Bruna de Lima et al. Identificação de linhagens de feijão-caupi do tipo fradinho com alta produtividade e qualidade comercial de grãos. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.5spe, pp.848-855. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20170100.

O feijão-caupi do tipo fradinho é consumido no Brasil e apreciado em diversos países, por este motivo, apresenta mercado interno e potencial para exportação. Objetivou-se com este trabalho identificar linhagens de feijão-caupi do tipo fradinho com alta produtividade e qualidade comercial de grãos. Foram avaliadas 24 linhagens do tipo fradinho provenientes do programa de melhoramento da Embrapa Meio-Norte e duas testemunhas (BRS Itaim e CB-27). Os experimentos foram conduzidos em Nova Ubiratã-MT em 2014 e em Primavera do Leste-MT e Sinop-MT em 2015, no período de safrinha, semeadura em fevereiro/março e colheita em maio/junho. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos completos casualizados com quatro repetições e parcelas de 4 linhas de 5 metros, espaçadas de 0,45 metros. Foram avaliados o valor de cultivo, o acamamento e a produtividade de grãos. Também foi avaliada a ocorrência de grãos manchados, por meio da contagem de grãos com a presença de manchas (seleção visual), e pela análise no colorímetro, utilizando-se a escala de cor CIE L* a* b*. Quatro linhagens apresentaram potencial para inclusão nos ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU), visando a recomendação no estado de Mato Grosso por associarem produtividade de grãos comparável a cultivar BRS Itaim e baixa porcentagem de grãos manchados. A avaliação visual, por meio da contagem de grãos manchados, foi eficiente para identificar linhagens de feijão-caupi do tipo fradinho com melhor qualidade de grãos em relação à cultivar BRS Itaim. A leitura de cor, por meio da escala CIE L* a* b*, não discriminou satisfatoriamente a ocorrência de grãos manchados em linhagens de feijão-caupi do tipo fradinho.

Palavras-chave : Melhoramento vegetal; Vigna unguiculata; Qualidade de grãos; CIE L* a* b*.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )