SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Estimativa da evapotranspiração real por satélite utilizando imagens Landsat 8 e modelo SEBALTrocas gasosas e produção do algodoeiro colorido irrigado com água salina em diferentes estádios fenológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

LIMA, Julião Soares de Sousa; SILVA, Samuel de Assis; SANTOS, Adilson Almeida dos  e  ALTOE, Marcelo Soares. Lógica fuzzy e geoestatística no estudo da fertilidade do solo cultivado com seringueira. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.2, pp.228-238. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20180026.

O conhecimento da variabilidade espacial de atributos do solo auxilia no seu manejo. Com este trabalho objetivou-se aplicar a lógica fuzzy e geoestatística para definir a variabilidade espacial gradual da fertilidade do solo cultivado com seringueira. Amostras de solo nas camadas de 0-0,20 m e 0,20-0,40 m de profundidade foram coletadas em uma malha com amostragem aleatória estratificada, com a menor distância de 6 m, totalizando 60 pontos. Os atributos químicos foram: P, K, Ca, Mg, SB, CTC e V. Determinou-se a dependência espacial dos atributos e construiu-se os mapas por interpolação por krigagem ordinária. Os valores interpolados foram transformados em graus de pertinência (IF), com os limites inferiores e superiores previamente definidos, com o modelo crescente. O nutriente P, nas duas camadas, apresentou valores abaixo do limite inferior (< 20 mg dm-3) recomendado. As regras de inferências indicaram que a totalidade da área apresentada nos mapas fuzzy de fertilidade necessita de aplicação de corretivo e de adubação por apresentar IF < 0,50 e porcentagem da área > 50%. Esta metodologia reduziu o número de mapas na interpretação da fertilidade do solo na área, permitindo visualizar a variabilidade espacial e gradual das necessidades na área.

Palavras-chave : Manejo do solo; Mapa de fertilidade; Lógica difusa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )