SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número3Disponibilidade e variabilidade espacial de cobre, ferro, manganês e zinco em solos do Estado do Ceará, BrasilAnálise energética do etanol obtido da cana-de-açúcar irrigada com esgoto doméstico tratado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

LIMA, Francisco Aldiel et al. Produção da cultura do morango sob diferentes lâminas de irrigação e doses de biofertilizante. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.3, pp.381-388. ISSN 1806-6690.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20180043.

O morango é produzido e apreciado nas mais variadas regiões do mundo, devido às suas características produtivas e comerciais. Já o biofertilizante é um adubo orgânico de fácil preparo e eficaz para nutrir as plantas agrícolas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação e doses de biofertilizante bovino de fermentação anaeróbica, sobre o acúmulo de biomassa e a produtividade da cultura do morango. O experimento foi realizado na área experimental da UFC, em Fortaleza-CE, no período de agosto a dezembro de 2012, sob ambiente protegido do tipo telado. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, em que as lâminas de irrigação foram aplicadas via gotejamento (equivalentes a 33,3; 66,6; 100; 133,3 e 166,6% da evaporação medida no tanque classe A, ECA), constituindo as parcelas. As quatro doses de biofertilizante bovino (125; 250; 375 e 500 mL planta-1 semana-1) foram as subparcelas, com quatro repetições. Os parâmetros avaliados foram: biomassa (matéria seca da raiz, da parte aérea e total), diâmetro dos frutos, comprimento dos frutos, número de frutos por planta, massa média dos frutos e produtividade. O biofertilizante e a irrigação promoveram incrementos na biomassa da parte aérea e total do morangueiro. A interação entre irrigação e biofertilizante bovino eleva a matéria da raiz até 3,7 g. O biofertilizante apresenta eficiência nutricional para o desempenho do morangueiro quanto ao número de frutos, diâmetro do fruto e a produtividade. A irrigação elevou o comprimento e massa média de frutos do morangueiro.

Palavras-chave : Fragaria x ananassa Duch; Insumo orgânico; Estresse hídrico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )