SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número3Desempenho de frangos de corte criados em duas densidades de alojamento e cama de fibra de coco com diferentes alturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

FARIA, Bruna Moscat et al. Características bromatológicas e de crescimento de Brachiaria decumbens e Brachiaria ruziziensis sob sombreamento e nitrogênio. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.3, pp.529-536. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20180060.

Objetivou-se avaliar características produtivas e qualitativas de Brachiaria decumbens e Brachiaria ruziziensis submetidas a três níveis de sombreamento artificial (0, 36 e 54%) e quatro doses de nitrogênio (N) (0, 50, 100 e 150 mg dm-3 de solo), utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 3 x 4, com três repetições. Avaliou-se a produção de matéria seca (PMS), o número de perfilhos, a massa de raiz e os teores de proteína bruta (PB) e de fibra em detergente neutro (FDN). Ambas as gramíneas responderam quadraticamente ao N, mas a B. ruziziensis foi mais produtiva nas duas maiores doses de N. A densidade de perfilhos aumentou com a dose de N e diminuiu com o sombreamento. O peso de raiz aumentou com a dose de N, linearmente no sol pleno e quadraticamente na sombra. O sombreamento e o N influenciaram positivamente os teores de PB. Para os teores de FDN, houve redução com o aumento da dose de N. Para a B. decumbens, os teores de FDN aumentaram com o sombreamento; para B. ruziziensis o maior valor foi observado com sombreamento intermediário. A fertilização nitrogenada é uma importante estratégia para o aumento da PMS, do número de perfilhos e dos teores de PB da forragem, para ambas as gramíneas. Contudo, o sombreamento severo deve ser evitado, pois reduz o perfilhamento e o peso de raiz, o que pode comprometer a persistência da pastagem.

Palavras-chave : Fração fibrosa; Gramíneas tropicais; Perfilhamento; Proteína bruta; Sistemas silvipastoris; Urochloa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )