SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número4Contribuição do K não-trocável em solos do Sul do Brasil submetidos a adubação potássica e cultivos sucessivosAdsorção de fósforo em solos orizícolas catarinenses e sua relação com atributos do solo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

SILVA, Carlos Henrique Corrêa da; ROCHA, Fernanda Cipriano  e  SILVA, Lusimar Lamarte Gonzaga Galindo da. Produção de composto orgânico com diferentes resíduos vegetais gerados no manejo de área verde urbana. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.4, pp.558-565. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20180063.

Resíduos vegetais gerados em espaços de arboretos tratados de forma adequada promovem a ciclagem de nutrientes reduzindo o volume de biomassa de resíduos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial dos resíduos vegetais gerados no manejo da área verde do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para produção de compostos orgânicos. Durante 110 dias foi conduzido experimento de compostagem de folhas, galhos e folhas triturados, galhos e folhas triturados e esterco, folhas de grama e plantas aquáticas para determinação de fatores de influência e teores de N, P e K. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições. Houve influência do esterco sobre a decomposição dos resíduos vegetais triturados. O material triturado mais esterco, folhas de grama e plantas aquáticas resultaram em compostos mais estáveis quanto ao fator temperatura, enquanto o material triturado e de folhas necessitaram de maior tempo para decompor da biomassa. Materiais de folhas de grama e plantas aquáticas mostraram maiores teores de N e maiores reduções de volume. Observou-se manutenção dos teores de P e K, onde ocorreram perdas por lixiviação devido ao processo ser realizado em um sistema aberto.

Palavras-chave : Compostagem; Resíduos verdes; Ciclagem de nutrientes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )